Já pensou no motivo pelo qual aparecem fissuras nas paredes de Alvenaria?
Existem vários motivos para o aparecimento de fissuras e rachas nas paredes de alvenaria. Podem resultar do movimento normal do edifício ou devido a problemas estruturais maiores. Dependendo da causa, o custo de reparar a origem das fissuras pode variar significativamente, por isso é muito importante que quaisquer fissuras nas alvenarias ou fachadas sejam avaliadas de forma adequada.
Normalmente, pequenas fissuras em paredes e tetos são apenas um resultado dos movimentos comuns e regulares de contração e dilatação em consequência das variações de humidade e temperatura. Além disso, se o edifício foi construído recentemente, podem aparecer rachas durante o período de inicial de utilização de vido aos assentamentos.
Em geral a fissuras decorrentes das movimentações térmicas e assentamentos têm menos de 0,6 mm de espessura.
Embora as fissuras finas sejam, muitas vezes, apenas, uma questão estética, é importante controlar a sua evolução ao longo do tempo, porque as suas mudanças contínuas podem ser sinal de um problema estrutural maior.
As rachas ou fissuras de maiores dimensão são, na maioria das vezes, um sinal de problemas subjacentes mais sérios com a construção. Esses problemas podem incluir; afundamento, problemas de drenagem, falha de ancoragem e/ou travamento das paredes ou pressão nos muros de contenção de terra. Nestes casos é necessário avaliar e descobrir a razão ou razões do problema.
Uma vez que a origem das rachas tenha sido identificada e quaisquer trabalhos estruturais relevantes realizados, a reparação dos reparos estéticos podem então ser realizados para restaurar a aparência do edifício.
Para ajudar a estabilizar e apoiar as paredes ao redor das suas rachas, é melhor usar um método de costura de rachas e distribuição de esforços com varões helicoidais, como Cortartec Stati-Bar que tem a vantagem de com pequenos diâmetros conseguir um grande aporte de cargas. Uma vez que transforma os esforços de tração em cargas de rotação devido ao seu formato. Logo as áreas de intervenção são muito diminutas comparativamente a outros métodos.
O nosso sistema envolve correr seções horizontais de argamassa ao longo da área rachada e inserir barras helicoidais de aço para conectar os dois lados da racha. As barras são fixadas com a argamassa cimentícia hidroexpansiva Cortartec Stati-CAL 30N que vai criar uma ligação reforçada da alvenaria existente e fragilizada aos varões helicoidais.